Diante das polêmicas declarações sobre moral sexual, bioética e opiniões oficiais da Igreja, do teólogo jesuíta Pe. Juan Masiá, o Provincial da Espanha da Companhia de Jesus, Pe. Elías Royón Lara, manifestou seu "desacordo com o conteúdo de tais opiniões e com as formas com que algumas delas foram expostas".

Uma nota difundida nesta terça-feira pelo departamento de imprensa do Provincial da Espanha assinala que "já em seu momento, a Universidade Pontifícia Comillas tomou a decisão de retirar o cargo lhe havia confiado na direção da Cadeira de Bioética", acrescentando mais adiante que "ainda valorizando a longa trajetória intelectual e pastoral do Pe. Masiá, tanto no Japão como na Espanha, a Companhia de Jesus, com dor, mas em coerência com sua responsabilidade de serviço à Igreja, crê necessário manifestar publicamente seu desacordo com o conteúdo de tais opiniões e com as formas com que algumas delas foram expostas".

O Pe. Masiá foi afastado em janeiro como diretor da Cadeira de Bioética da Universidade Pontifícia Comillas de Madri por suas controvertidas opiniões aceitando o uso do preservativo e a manipulação de embriões contidas em seu livro "Tertúlias de Bioética" e reafirmadas após sua publicação.

A respeito da publicação deste livro, a autoridade provincial da Companhia indica que "se fez sem as devidas licenças eclesiásticas e que a edição da mesma obra na Editora Trotta que, conforme está anunciado, aparecerá em breve, não conta com a preceptiva autorização de seus Superiores".

Mais adiante, o Pe. Royón lembra que a Companhia de Jesus, "fiel a sua tradição, tentou sempre estar presente nas encruzilhadas do diálogo entre a fé e a cultura, deseja continuar apostando pela presença nestes campos que exigem uma séria reflexão e uma especial precisão em suas formulações, tal e como foi o proceder da Cadeira de Bioética de Comillas desde sua fundação, há vinte anos, até hoje, de que dá conta a publicação de mais de trinta volumes".

A intervenção do Provincial dos jesuítas é motivada pelas declarações do Pe. Masiá "nas que verteu julgamentos sobre a situação da Igreja espanhola, valorações sobre pessoas, informações sobre fatos não ajustados à realidade e opiniões a respeito de diversos argumentos, especialmente ético-morais, que causaram surpresa, quando não confusão, em parte da comunidade cristã".