Como parte de suas visitas a diversos prelados do país, o secretário de Culto da Nação, Guillermo Oliveri,  percorreu as dioceses de Chascomús e Catamarca para reunir-se com os bispos locais e visitar a cidade natal de Frei Mamerto Esquiú, em processo de beatificação.

O embaixador se reuniu com o Bispo de  Chascomús, Dom Carlos Malfa; e com Dom Elmer Miani, Bispo de Catamarca, diocese em que  recebeu manifestações de agradecimento pelas gestões que –em união  com a embaxada argentina na Santa Sé–  trabalham para acelerar o processo de beatificação de Esquiú.

Oliveri visitou a casa natal de Esquiú, na cidade que  tem o seu nome, e a igreja na qual começou a ser orador da Constituição Nacional. Durante a visita esteve presente o vice-postulador da causa, Padre Jorge Martínez OFM.

Por sua vez, a intendência e o Conselho Deliberante de Frei Mamerto Esquiú declararam visitante ilustre o funcionário, que recebeu de presente um pequeno busto do frei argentino.

Segundo fontes locais, em 16 de novembro haverá uma importante reunião no Vaticano para acelerar o processo de beatificação.