O Arcebispo de La Plata, Dom Héctor Aguer, chamou os católicos a olhar os homens com os olhos de Cristo, que "se compadecia deles", para obter seu desenvolvimento integral.

Durante seu discurso breve no programa "Chaves para um mundo melhor", o Prelado se remeteu à mensagem quaresmal do Papa Bento XVI para explicar a relação entre misericórdia e desenvolvimento.

"Diz-nos o Papa que para promover um desenvolvimento integral é necessário que nosso olhar sobre o homem se assemelhe ao de Cristo. O Evangelho nos diz que ao ver Jesus as pessoas ‘se compadecia delas’. Isto é que nós também possamos assumir esse olhar de Cristo", assinalou o Arcebispo.

Dom Aguer lembrou que a primeira contribuição da Igreja à humanidade é o anúncio "da verdade de Cristo", da verdade integral sobre o homem" e "as condições de um autêntico desenvolvimento".

Para o Papa, explicou, "a misericórdia é a barreira contra o mal", a indiferença e o egoísmo. Advertiu que "nenhum projeto econômico, social ou político pode substituir o dom de nós mesmos e os demais no que se expressa a caridade".

Nesse sentido, lembrou que quando ainda não se falava em desenvolvimento, "a Igreja estava no cerne dos povos promovendo o autêntico crescimento da pessoa humana e das comunidades humanas". Assim, explicou o Prelado, o olhar misericordioso de Cristo e o exercício da caridade são fundamentais.

Acrescentou que o desenvolvimento integral deve dar capacidade aos autênticos valores espirituais e religiosos, "pois não se trata de auxiliar as necessidades mais urgentes e materiais, mas sim à plenitude e ao perfeito amadurecimento do homem em sua dimensão individual e social".

Finalmente, Dom Aguer convidou ao anúncio do Evangelho ao destacar a frase que Bento XVI citou da Madre Teresa de Calcuta: "A primeira pobreza dos povos é não conhecer Cristo".