Ao celebrar neste domingo a Missa pela solenidade de São José, o Arcebispo de Valência, Dom Agustín García-Gasco, pediu que este santo "nos livre de tantos ataques como tem sofrido a família em nossos dias" e advertiu que sem ela "não há um futuro digno do homem".

Durante a celebração na Catedral de Valência, o Prelado afirmou que "estamos vivendo horas difíceis" em que "as grandes verdades são corroídas, relativizadas". Ao mesmo tempo, "um ambiente permissivo origina uma espiral de corrupção que arranca a vida cristã de muitas almas inocentes: no lar, na escola, no mundo da informação, do direito, no comércio, na política".

"Frente a este estado de coisas temos que lembrar que sem família não há um futuro digno do homem", advertiu o Arcebispo conforme informa a agência Avan.

Ao referir-se aos preparativos do V Encontro Mundial das Famílias que se realizará na cidade de Valência no próximo mês de julho e ao qual o Papa Bento XVI assistirá, Dom. García-Gasco implorou a ajuda de São José "para que este acontecimento sirva para reafirmar os valores da família transmissora da fé".

Falhas

Por outro lado, Dom García-Gasco agradeceu o "gesto de solidariedade" das comitivas que neste ano iniciaram a entrega voluntária de um donativo durante a homenagem e oferta floral à Virgem dos Desamparados para colaborar no atendimento aos deficiêntes psíquicos.

Ao referir-se à celebração das tradicionais "Falhas valencianas", trajeto e queima de grandes figura de caráter burlesco pela cidade na solenidade de São José, o Arcebispo destacou que estas festas "são a expressão do caráter do povo valenciano: religioso, laborioso, acolhedor, alegre, generoso, e com um senso de humor muito peculiar".