O Arcebispo de Lima e Primaz do Peru; Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne chamou neste fim de semana os candidatos à presidência da República a evitar confrontos altissonantes, mas sim a realizar um debate onde exponham claramente suas idéias ao país.

Durante seu programa "Diálogo de Fé", o Cardeal assinalou que "a vida não é um tema político, a vida é sagrada e deve ser respeitada desde o primeiro instante desde sua concepção. Não há desculpas e Deus que nos deu a vida nos pede que pelo menos a respeitemos". "Por isso, no dia 25 de março, dia da Anunciação da Virgem Maria, convido a todos a rezar pela Vida", acrescentou.

O Cardeal peruano assinalou então, em relação às eleições presidenciais do próximo dia 9 de abril, que "se houver três pessoas ou candidatos que estão acima dos demais nas preferências eleitorais, que os três, de uma vez, atrevam-se a dizer aos outros o que vão fazer através de um debate". Atualmente os candidatos Ollanta Humala do esquerdista "União por el Peru"; Lourdes Flores, da aliança "Unidade Nacional" de centro-direita; e o líder do centro-.esquerdista "Partido Aprista Peruano", lideram as pesquisas eleitorais.

"Que debatam os três juntos, e não separadamente, porque o Peru não quer estratégias políticas, mas verdade, transparência, serenidade e idéias. É um dever dos candidatos debater e é um direito da cidadania exigir que expressem com argumentos suas idéias", exortou o Cardeal Cipriani.

"Peço aos eleitores lutar por uma liberdade no voto que esteja à altura da dignidade humana; uma liberdade solidária em que saibamos dos candidatos o que é que propõem, o que é que dizem e como vão fazer", acrescentou.

Chamou aos candidatos a não polarizar o país com discursos que propiciam a violência. "Neste momento em que há muita violência e confusão; especialmente frente a uma juventude que quer trabalho, não se pode enganar as pessoas dividindo o país dizendo que somos da costa, serra ou selva; ou que somos mestiços, índios ou negros. Pelo amor de Deus. Eu sou peruano, todos somos peruanos!"; exclamou o Arcebispo de Lima.

Finalmente, pediu aos partidos políticos renunciar a guerra suja na campanha. "Há campanhas que só buscam os problemas do outro para derrubá-lo. Isso não é correto. A guerra suja é imunda e desumana e o país nesta últimas semanas antes das eleições, não se merece esse clima de insultos e brigas", concluiu.