O Pe. Ivan Dacko, Diretor do Instituto para as Relações Ecumênicas da Universidade Católica Ucraniana, indicou que a comemoração do 60° aniversário do pseudo-sínodo de Lviv fez com que os católicos saíssem ao encontro dos ortodoxos.

Em uma entrevista concedida à organização Ajuda à Igreja que Sofre, o sacerdote assinalou que "estamos comemorando um aniversário muito triste. Mas depois de décadas de dura perseguição, a Igreja Greco-Católica Ucraniana ressuscitou com particular força e vigor. Sai agora ao encontro de nossos irmãos ortodoxos". "Com a reflexão e a oração, devemos agradecer ao Senhor por nossa Igreja que sobreviveu", acrescentou.

O pseudo-sinodo do Lviv foi forçado pelos soviéticos com a cumplicidade dos ortodoxos locais, em que os católicos decidiam "livremente" se dissolver e se unir aos ortodoxos; além disso, com essa decisão, as propriedades católicas passaram às mãos dos ortodoxos. Até a data, só foi devolvido dez por cento desses imóveis.

Do mesmo modo, em relação às eleições parlamentares de 26 de março, o presbítero afirmou que a Ucrânia está "em um doloroso caminho para a democracia" e que "apesar de todas as dificuldades, acredito que as coisas funcionarão bem e o senso comum prevalecerá.