A Comissão de Acompanhamento nomeada pela Conferência Episcopal Venezuelana (CEV), solicitará à Assembléia Nacional e ao Conselho Nacional Eleitoral (CNE), uma audiência para preparar o caminho do diálogo que possa permitir um processo eleitoral transparente em um clima de confiança.

O coordenador da comissão e Bispo de Los Teques, Dom Freddy Fuenmayor, recordou o papel do CNE no lucro de um processo limpo, no qual os cidadãos se sintam motivados a participar.

"Sem consciência dos deveres e direitos cidadãos não é possível alcançar o bem comum. Sem seu exercício livre, justo e solidário, não é possível experimentar a reconciliação, nem viver em paz e democracia", afirmou.

O Prelado assinalou que a comissão está aberta a todos os setores que devam ser escutados, sem exclusão, para entre todos construir um projeto integral de país. Por isso, exortou a deixar os interesses particulares e antepor o bem da nação.

Nesse sentido, os membros da comissão lembraram o documento da Assembléia Ordinária da CEV de janeiro de 2006, que adverte que "impor disposições e critérios, sem dar respostas adequadas às observações e desacordos, não obterá nunca a confiança desejada, e minará, desde dentro, a essência da democracia".

A Comissão de Acompanhamento tem como objetivo facilitar o diálogo entre o Governo, a oposição e demais setores sociais.