A Sala de Imprensa da Santa Sé revelou hoje que o Papa Bento XVI e o líder ortodoxo Alexis II, patriarca de Moscou e de todas as Rússias, intercambiaram cartas nas quais concordam com a necessidade de trabalhar juntos anunciando o Evangelho para enfrentar o crescente desafio do secularismo.

No dia 20 de fevereiro, o Cardeal Roger Etchegaray visitou Moscou e entregou a Alexis II uma mensagem do Santo Padre e uma medalha de ouro do pontificado por motivo de seu aniversário e onomástico, celebrado na capital russa.

Como resposta, Alexis entregou ao cardeal uma carta e uma cruz peitoral de presente.

Em sua mensagem, Bento XVI escreve que "os gestos e as palavras de renovada fraternidade entre os pastores do rebanho do Senhor significam que uma colaboração cada vez mais intensa na verdade e na caridade contribuem para aumentar o espírito de comunhão, que deve guiar os passos de todos os batizados".

O Papa acrescenta também que "o mundo contemporâneo tem necessidade de ouvir vozes que assinalem o caminho da paz, do respeito por todos, da condenação de toda violência, da dignidade superior de cada pessoa e dos direitos inatos que lhe correspondem".

Em sua carta de resposta, Alexis II agradece ao Papa os cumprimentos e assinala que "em nosso tempo, em que o secularismo está se difundindo rapidamente, o cristianismo se encontra diante de graves desafios que têm necessidade de um testemunho comum".

"Estou convencido de que uma das tarefas prioritárias de nossas Igrejas, que possuem uma visão comum sobre tantos problemas atuais do mundo contemporâneo, é a defesa e a afirmação dos valores cristãos na sociedade, dos que a humanidade vive há mais de um milênio".

Alexis aproveita a carta para fazer uma indireta referência à queixa constante da igreja ortodoxa russa de que a presença dos católicos em território da Rússia é "proselitismo".

A respeito, Alexis escreve: "Espero que a isso contribua também a rápida resolução dos problemas que se interpõem entre as duas Igrejas".