A grande Família Agostiniana celebra neste ano de 2006, terceiro e último de seu Jubileu, as datas da fundação jurídica da Ordem há 750 anos, em março de 1256, pelo Papa Alexandre IV e sua bula Liceu Ecclesiae Catholicae, pela qual organizou os diversos grupos de ermitões de inspiração agostiniana, em uma só e única Ordem ao modo das mendicantes já existentes, Franciscanos e Dominicanos.

Em uma carta enviada a todos os filhos e filhas do Santo de Hipona por motivo do presente aniversário institucional, o Prior Geral da Ordem de Santo Agostinho, Frei Robert Prevost Martínez, indicava que "a celebração do Jubileu nos convida neste ano a nos fixar no 750 aniversário da Grande União, e o contexto particular deste acontecimento na vida da Ordem pode ser uma fonte rica em temas de reflexão que nos ajudem a entender melhor nossa vocação e missão na Igreja e no mundo"

"A fundação jurídica da Ordem de Ermitões de Santo Agostinho, no ano 1244, foi posteriormente consolidada em 1256, quando a Santa Sé integrou um grande número de comunidades religiosas em nossa Ordem. Enquanto promovia continuamente seu vínculo espiritual com Santo Agostinho e a vivência de sua Regra, nossa Ordem cresceu também lançando raízes dentro do desenvolvimento das ‘ordens mendicantes’, um movimento que procurava dar resposta às necessidades da Igreja no contexto das grandes mudanças sócio-culturais do século XIII", assinala o texto.

Por isso, a Comissão intercongregacional agotiniana organizou para este ano na Itália, em 25 de março, a solene celebração na igreja Santa Maria del Popolo (Roma), primeiro convento da Ordem e onde se realizou a Grande União. Do mesmo modo, haverá uma visita aos sítios dos antigos eremitas agostinianos, e exercícios espirituais no Centro de Espiritualidade de Cassia, onde se encontra o Santuário da Santa Rita, freira agostiniana do século XIII.

Estas atividades se somam às que se realizaram e se realizarão durante este ano nos países onde está presente a Família Agostiniana.

Triênio Jubilar

Em 13 de novembro de 2004 se comemoraram 1650 anos do nascimento de Santo Agostinho, Padre e Doutor da Igreja, Bispo de Hipona e fundador de numerosas comunidades monásticas no Norte da África (século V). Nesse mesmo ano, 2004, foi o primeiro do triênio jubilar que toda a Família Agostiniana veio desenvolvendo como momento de reflexão histórica, ação de graças e projeção futura.

O ano de 2005 foi um ano duplamente comemorativo, já que se comemorou o insígne agostiniano italiano São Nicolau de Tolentino, primeiro fruto de santidade da Ordem, de quem se celebrou o 7º centenário de sua morte. Outro frade, desta vez espanhol, foi o segundo motivo de ação de graças a Deus: São Tomás de Villanueva, o grande Arcebispo de Valência, ao comemorar o 250° aniversário de sua morte.

A Família Agostiniana

Algumas das muitas ordens e congregações religiosas que são parte da Família Agostiniana são: Ordem de Santo Agostinho, Ordem do Agostinianos Recoletos, Ordem do Agostinianos Descalços, Agostinianos da Assunção (Assuncionistas), Agostinianas Missionárias, Agostinianas Missionárias Recoletas, Agostinianas Irmãs do Amparo (Palma de Mallorca, Espanha), Agostinianas Filhas do Santíssimo Salvador (fundação no Peru), Agostinianas Filhas do Crucificado (Itália), Irmãs Agostinianas da Anunciação (Itália).

Além disso, muitas ordens professam e vivem sob a Regra de Santo Agostinho, sem formar parte jurídica da Família Agostiniana: Ordem de Pregadores (Dominicanos), Ordem das Mercês (Mercedários), Ordem Hospitalar de São João de Deus, Servas de Maria, Ordem dos Servos de Maria (Servitas), entre outros.