No último domingo, dia 12 de março, o Bispo de Pinar del Rio, Dom José Manuel Pérez, inaugurou uma estátua do sacerdote e prócer cubano, Félix Varela, em companhia do escultor, Manuel Pérez Vélez e do pároco da Catedral da cidade em cujo átrio está a obra.

A imagem do Pe. Varela sorri, "com a esperança de quem confia em Deus e na virtude dos homens e mulheres de seu povo". A estrela na lapela "expressa o critério vareliano de independência e liberdade para Cuba"

Ao pé da estátua do sacerdote, considerado pai da cultura cubana e cuja causa de beatificação está adiantada, pode-se ler uma frase sua: "Buscar a Glória de Deus em tudo, santificando todas nossas ações, voltados para o amor ao próximo".

Apresentação do livro

A Editora Vitral oferece o Volume II das "Instituições de Filosofia Eclética editadas para uso da Juventude Estudiosa" do Pe. Félix Varela. Depois de sua publicação em latim em 1812, o livro foi extraviado. O livro foi encontrado posteriormente pelo professor da Universidade de Havana, Dr. Amaury B. Carbón Sierra.

Esta obra de metafísica do Pe. Varela, exemplo de cubanidade segundo o Servo de Deus João Paulo II, forma parte de uma coleção de três volumes, os primeiros dois deles escritos em latim como era costume na época e o terceiro escrito em espanhol.