Ao receber nesta manhã no Vaticano uma delegação do American Jewish Committee (Comitê Judeu Americano), o Papa Bento XVI assinalou que as três grandes religiões monoteístas devem cooperar para obter a paz no mundo.

No discurso, o Santo Padre manifestou sua esperança de que o encontro "anime ulteriormente os esforços para consolidar a relação entre o povo judeu e a Igreja Católica".

O Pontífice se referiu também a recente celebração do 40 aniversário da declaração do Concílio Vaticano II "Nostra aetate", e destacou que havia "potencializado nosso desejo compartilhado de nos conhecer melhor e de desenvolver um diálogo caracterizado pelo respeito e o amor mútuos".

"Os judeus e os cristãos têm um rico patrimônio comum", observou o Santo Padre. "Este fato faz que nossa relação seja única entre as religiões do mundo. A Igreja não esquecerá jamais o povo eleito com o que Deus estabeleceu uma sagrada aliança", acrescentou.

"O judaísmo, o cristianismo e o Islã –assinalou Bento XVI– crêem em um só Deus, criador do céu e da terra. Daí que as três religiões monoteístas estejam chamadas a cooperar mutuamente pelo bem comum da humanidade, a serviço da causa da justiça e da paz no mundo. Isto é especialmente importante hoje quando se deve prestar atenção especial a ensinar a respeitar a Deus, as religiões e seus símbolos e os lugares sagrados de culto".

O Santo Padre concluiu seu breve discurso lembrando que os líderes religiosos "têm a responsabilidade de trabalhar pela reconciliação mediante o diálogo genuíno e os atos de solidariedade humana", e desejando ao Comitê Judeu Americano que esta visita confirme seu "compromisso de construir pontes de compreensão que superem todas as barreiras".