O Departamento de Celebrações Litúrgicas da Santa Sé informou nesta quarta-feira que no próximo sábado, dia 18 de março, às 18h30, se realizará na Catedral de Bari –capital da região italiana meridional de Puglia- a beatificação da Serva de Deus Elia de São Clemente, virgem da Ordem das Carmelitas Descalças.

Elia de São Clemente, nascida Teodora Fracasso, na cidade de Bari em 17 de janeiro de 1901, foi chamada de "o pequeno sorriso de Deus", pelo bispo de seu tempo.

Teodora viveu com sua família até os 19 anos, entrou para o Convento das Carmelitas Descalças de São José em sua cidade natal em 8 de abril 1920, emitiu sua profissão perpétua em 11 de fevereiro de 1925 e no final de 1926 começou a sofrer de uma contínua e terrível dor de cabeça, ao que chamava "meu irmãozinho".

Com efeito, em uma carta escrita a seu diretor espiritual dizia: "meu irmãozinho não me permite escrever longos discursos, muito menos escutá-los. Como vê, tudo coopera para me isolar sempre de algo e a viver unicamente em Deus. Nada atormenta a paz de minha alma. Tudo me serve de impulso para me elevar a Ele. Não, Padre venerado, não me arrependo de ter me consagrado como vítima ao Senhor".

A dor não era mais que o início de uma encefalite que a levaria à morte precoce e inesperada: a comunidade só foi advertida da gravidade de sua situação quando a irmã já estava em coma.

Em uma radiante manhã de Natal de 1927, aos 26 anos, a que em várias ocasiões se definiu como "pomba do Senhor" voou definitivamente ao encontro de Deus.