Os bispos da Conferência Episcopal da Costa Rica visitaram o Dr. Oscar Árias, Presidente eleito do país, e durante a reunião Dom José Francisco Ulloa, Presidente do organismo assinalou que o diálogo sobre os assuntos de interesse nacional confirma a possibilidade de colaboração mútua para construir a paz social.

Poucos dias depois do Tribunal Superior Eleitoral declarar oficialmente a vitória de Árias, os prelados se reuniram com o novo Presidente. No encontro, o também Bispo de Cartago assinalou que "o diálogo respeitoso sobre os diversos assuntos de interesse nacional confirmam, mais uma vez, a possibilidade de colaboração mútua pela construção da paz social na Costa Rica".

Pediu também dinamizar o programa social dado que, foram primordialmente os pobres, quem deram seu voto ao Doutor Árias.

Segundo Dom Hugo Barrantes Ureña, Arcebispo de São José, ambas as partes reafirmaram o desejo de cooperação e o fortalecimento das convergências em temas da vida nacional como um Programa Social, a luta contra a corrupção privada e pública, e a atenção primordial à família.

A reunião ocorreu na casa do Presidente eleito e se prolongou por uma hora, e nela estiveram presentes Dom José Francisco Ulloa, Dom Hugo Barrantes Ureña, Dom José Rafael Barqueiro Arce e Dom Ángel San Casimiro F.