Durante uma reunião com a frente opositora venezuelana denominada "Comando Nacional de Resistência" (CNR), o Arcebispo de Caracas, Cardeal Jorge Urosa Sabino, ressaltou a necessidade de chegar a um entendimento entre o Governo e a oposição para contar com eleições legítimas em dezembro.

No dia 3 de dezembro, os venezuelanos elegerão um novo Presidente, e por essa razão o CNR expôs "seus pontos de vista e eu pessoalmente acredito que é importante, como já disse em outras ocasiões, que haja um acordo político entre todos os setores políticos do país para que aquelas pessoas que consideram que não há atualmente condições necessárias e suficientes para as eleições de dezembro, possam se sentir com as portas abertas para eleições autênticas e verdadeiramente democráticas", explicou o Arcebispo.

Do mesmo modo, assinalou que recebeu o CNR como "homem para o diálogo, que fazparte da missão dos bispos como construtores da paz na Venezuela".

O recentemente nomeado Cardeal assinalou, entretanto, que "o papel mais importante têm as forças do oficialismo que são os     que têm o poder na Assembléia. A eles corresponde principalmente o  peso de cumprir as exigências previstas nas leis para que todos os venezuelanos possam sentir que podem com grande liberdade ir às urnas em dezembro deste ano".

Dom Urosa assinalou que é necessário "uma atitude de abertura e de desejo de propiciar a reconciliação verdadeira por parte do Governo, que se faça evidente com diversas medidas de anistia aplicadas a os que foram sentenciados por crimes que têm a ver com a questão política".

O Cardeal destacou que a Igreja insistirá em promover o diálogo entre os diferentes grupos pois "o mais importante é obter uma solução democrática às discrepâncias existentes".