As mesmas possibilidades de admissão e reconhecimento dos muçulmanos nos países europeus deveriam valer para os cristãos em países de maioria muçulmana, assinalou o Prefeito Emérito do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica, Cardeal Mario Francesco Pompedda, que exigiu dos muçulmanos maior disposição à reciprocidade.

O Cardeal Pompedda exigiu recentemente que "as mesmas justas oportunidades que a Itália e outros países europeus concederam aos muçulmanos, deveriam existir para os cristãos nos países dominados pelo Islã. "Isto valeria também para as discussões a respeito da introdução do ensino do Islã nas escolas públicas italianas, que vem sendo discutido nos últimos dias na Itália.

Do mesmo modo, o Cardeal advertiu a respeito do controvertido termo "Choque de civilizações". "Toda possibilidade de choque ou colisão deveria ser evitada com um maduro diálogo inter-religioso e entre as culturas", disse o Cardeal; os que se opõem à idéia de definir a identidade cristã como naturalmente oposta ao Islã. "Isto significaria nos encaminhar para uma ‘guerra Santa’, termo que em si mesmo é insultante", acrescentou.

O Cardeal Pompedda considerou que o diálogo com o Islã deve se construir "sobre três colunas: reciprocidade, renunciar a um ‘choque de civilizações’ e a necessidade de uma fé vivida, que não se reduza a simples proclamação de valores", assinalou.