Neste 14 de março, no Mosteiro beneditino espanhol de Paular, um de seus mais ilustres monges, o Pe. Leandro Galdeano Ros, completa 99 anos, tornando-se o beneditino mais idoso da Espanha.

O sacerdote e monge beneditino nasceu em Villatuerta (Navarra), em 14 de março de 1907.

"O Pe. Leandro é uma bênção porque apesar de seus muitos anos é um monge com suas capacidades físicas e mentais como se hoje fizesse quarenta anos, é admirável pela agilidade e domínio com que toca o órgão acompanhando os atos litúrgicos do mosteiro; bem como por suas aulas diárias onde ensina música, latim, grego e em outras ocasiões inglês", diz o Irmão Joaquín, um dos 9 monges da comunidade de Paular.

O Pe. Leandro compôs centenas de peças musicais para órgão e polifonia; e deu música ao ano litúrgico; tanto aos domingos, solenidades e festas; como ao saltério de Sentencie e Vésperas. Suas obras são cantadas não só em Paular, mas também em alguns mosteiros femininos e em coros gregorianos e polifônicos.

"É um homem de Deus, com Deus e para Deus desde antes de sua adolescência", diz o Irmão Joaquín, ao relatar que o Pe. Leandro fez sua profissão monástica em 5 de outubro de 1925 com 18 anos e foi ordenado sacerdote em 15 de junho de 1930; por isso "está há 81 anos louvando a Deus no monacato beneditino e 76 anos oferecendo diariamente o santo sacrifício da Missa".

O Pe. Leandro é além disso o cronista oficial do mosteiro.

"Para toda a comunidade de Paular, para sua família e para todas as pessoas que o conhecem, é um exemplo de fidelidade ao Senhor e de humildade. Sua clara inteligência, seu compromisso monástico, sua ocupação constante, sua excelente memória, seu serviço, fazem-no ter esse dom de eterna juventude; e não é outra coisa que o serviço a Deus e aos irmãos na vida monástica: Ora et Labora", conclui seu irmão de comunidade.