Com diversas atividades culturais e religiosas, a cidade de Mayorga, em Valladolid, celebrará a partir de 19 de março o 4° centenário do trânsito à glória de um de seus filhos mais ilustres, Santo Toríbio de Mogrovejo (1538-1606), segundo Arcebispo de Lima e patrono do Episcopado latino-americano.

Fontes da organização indicaram à agência EFE que o programa comemorativo inclui conferências, Missas, um encontro de catequistas e uma peregrinação.

Abrindo o programa, em 19 de março, o pesquisador da Universidade de Sevilha, Paulino Castañeda dissertará sobre o santo que estudou direito nas universidades de Salamanca e Coimbra (Portugal) antes de ser nomeado por Felipe II juiz principal da Inquisição em Granada.

Em 23 de março, festa litúrgica do Santo, será celebrada em Mayorga uma Missa a ser presidida pelo Arcebispo de Valladolid, Dom. Braulio Rodríguez, quem administrou ao Papa Bento XVI a declaração de 2006 como Ano Diocesano de Santo Toríbio.

Segundo as mesmas fontes, também será celebrado um encontro diocesano de catequistas em 6 de maio, uma peregrinação e uma reunião de jovens do 20 a 23 de julho e, também, o pregão das festas patronais a cargo do Bispo de Chiclayo (Peru), Dom. Jesus Moliné Labarte.

Em 19 de setembro, o medievalista Julio Valdeón Baruque oferecerá uma conferência sobre a situação de Castilha e Leão nos tempos de Santo Toríbio, que um ano após ocupar a cátedra arcebispal de Lima convocou o Terceiro Concílio Limense (1582-1583) para tratar a evangelização dos indígenas.

Como resultado desta iniciativa missionária se deram diversas normas pastorais que culminaram, entre outras iniciativas, com a edição de catecismos em língua castelhana, quéchua e aymara, considerados os primeiros livros impressos na América Hispana. Sobre estas obras, em 20 de setembro em Mayorga, dissertará o pesquisador e colecionador Luis Resines.

O Ano Diocesano será encerrado com uma Missa em 16 de novembro, na ermida de Santo Toríbio.

Santo Toríbio morreu em Zaña (Peru) em 23 de março de 1606. Foi beatificado em 1679 pelo Papa Inocêncio XI, canonizado por Bento XIII em 1726 e proclamado patrono do Episcopado latino-americano por João Paulo II em 1983.