Durante sua homilia na Missa de posse na nova Presidente do Chile , Michele Bachelet, celebrada na Catedral Metropolitana da capital chilena, o Arcebispo do Santiago, Cardeal Javier Errázuriz, afirmou que "com confiança pedimos a Deus que nossos governantes e legisladores protejam sempre o dom sagrado da vida, e que todos saibamos apreciar devidamente cada existência humana".

O Cardeal chileno assinalou que este apreço pela vida deve se estender "também quando está doente, necessitada ou indefesa, de maneira que toda vida humana seja desejada e amada, seja recebida em uma sociedade acolhedora e em um lar rico em valores, e conte com tudo o que necessita para seu desenvolvimento e para apoiar aos demais".

"Sabendo que o direito à vida é o fundamento de todos os direitos humanos, e conhecendo seu inestimável valor, poderíamos desprezar uma vida? Poderíamos impedi-la de nascer? Poderíamos truncá-la quando é indefesa?Poderíamos fechar os caminhos a sua melhor realização? Poderíamos deixá-la na prostração da fome, da doença e da miséria? Temos o direito de classificar algumas vidas de valiosas e outras de imprestáveis? Poderíamos nos desentender de algumas vidas e até maltratá-las, como se umas fossem respeitáveis e outras não?", questionou o Arcebispo e lembrou que "a história do século XX é, entre outras coisas, um doloroso documentário das injustiças terríveis que provocaram tais discriminações".

Do mesmo modo, destacou o papel da paternidade e a maternidade na sociedade, que implica "um compromisso forte com esse modelo de colaboração paritária entre o homem e a mulher –afetuosa, ao mesmo tempo que recíproca e fecunda–, que é a família, fonte e santuário da vida".

Depois de enumerar os diversos problemas que se originam porque muitos casais decidem tomar "distância de seu compromisso de enriquecer a sociedade com o fruto de seu amor, seus filhos", o Cardeal Errázuriz insistiu às novas autoridades do país, a que "alertadas pelo último censo, e prestando o valioso serviço que querem oferecer à mulher e à família", incentivem "uma mudança desta situação. Pedimos a Deus a sabedoria necessária para isso".

"De coração –prosseguiu– desejamos à Presidente do Chile no início de seu Governo que Deus conceda a todos seus colaboradores que gozem do respeito e a gratidão dos chilenos, respondendo à confiança recebida deles, quer sejam nos trabalhos do governo ou buscando o bem do país na oposição" e fez votos para que "se prolongue neles o espírito de Jesus Cristo, que não veio a ser servido, mas para servir’. É o que pede nesta bela manhã nossa oração".

O Cardeal chileno pediu "em meio de uma globalização cultural que a muitos desconcerta, que nos estimula com notáveis conhecimentos e valores, e que ao mesmo tempo nos desafia com não poucos sinais de decadência; o dom de manter vivos os grandes valores de nossa cultura e de nossas instituições, o dom de aprender com outras nações quanto na verdade, e não na aparência, ajude-nos a crescer conforme a nossa tradição de honestidade, sobriedade, vida familiar e religiosidade, e o dom de acrescentar o diálogo, a colaboração e a unidade com todas as nações e os povos irmãos".

"Concluo, oferecendo em nome de todas as confissões religiosas que representamos nossos melhores desejos à primeira Presidenta do Chile, à Sra. Michelle Bachelet Jeria, e ao Supremo Governo que lidera, como também aos legisladores nos quais o povo pôs sua confiança", finalizou o Cardeal Errázuriz.