Durante um diálogo com a ACI Prensa em Bogotá, no marco do encontro Latino-americano de Movimentos e Associações Eclesiais organizado pelo CELAM, o Presidente deste organismo, Cardeal Francisco Javier Errázuriz Ossa, destacou o papel decisivo dos movimentos na "nova primavera" que vive a Igreja na região.

O Cardeal chileno assinalou que durante a reunião realizada na capital colombiana "estamos sentindo uma primavera da Igreja, essa grande semeia de gérmens de vida, de santidade, de apostolado que o Espírito Santo dá à Igreja em nosso tempo e que chegou a nosso continente vindo de outras partes mas que também nasceu em nosso continente".

O Cardeal Errázuriz assinalou que no encontro, que terminou neste domingo, participaram "os bispos que acompanham os movimentos apostólicos dos distintos países da América Latina e que querem escutar, querem acolher, querem enriquecer-se com estas iniciativas de Deus".

Rumo à V Conferência

O encontro "é especialmente importante porque estamos preparando a V Conferência do Episcopado Latino-americano e o tema que nos entregou precisamente o Papa é o de ‘Discípulos e Missionários de Cristo para que nossos povos nele tenham Vida’". "Se alguém se aproximar dos movimentos é claro que há vida e é claro que há uma vida que é uma vida muito latino-americana e leva a marca de nossa gente, de nossa cultura", explicou o também Arcebispo de Santiago.

Conforme explicou o Cardeal Errázuriz, "o que se pode encontrar nos movimentos, é que são muitíssimas as pessoas para as quais existe um antes e um depois, muitas as que estavam longe da fé em ambientes em que não estavam em contato com a Igreja Católica, nas quais se produziu essa conversão por ter se encontrado com Jesus Cristo".

"Eu acredito que isso seja algo comum –continuou–. São diferentes as maneiras. Muitos movimentos têm uma aproximação pedagógica forte. Muitas vezes é o encontro do membro do movimento ou da comunidade com uma pessoa, ou mas bem dito o encontro da pessoa com eles. Em outros movimentos se apóiam no grande substrato católico dos povos da América Latina. Sobretudo por exemplo em sua piedade Mariana e abrem novos caminhos de encontro com Jesus Cristo a partir do grande carinho imenso que existe em nosso povo à Virgem. Existem também outros movimentos que centram seu trabalho pastoral no cultivo da lectio divina: poder aproximar-se das Escrituras, escutar o Senhor, ter um encontro com Ele".

"Os jovens –explicou também o Presidente do CELAM– quando se encontram com os movimentos, abrem-se neles a esperança, enriquece-se sua vida, o ardor interior com o qual estão vivendo sua fé cresce extraordinariamente".

"Além disso está a capacidade de compartilhar essa fé, de juntos empreender ações missionárias, ações solidárias, ações no colégio, na universidade, nos primeiros anos de trabalho. Eu acredito que uma vida se enche de sentido e esperança no contato com estes movimentos", concluiu o Cardeal Errázuriz.