Um estudo da Universidade de Chicago, revelou que os protestantes poderiam perder em poucos anos sua condição de maioria absoluta entre os norte-americanos.

Segundo o estudo do Centro de Pesquisas de Opinião Nacional da Universidade de Chicago, entre 1993 e 2002, os protestantes diminuíram  de 63 por cento a 52 por cento.

Esta queda obedeceria a um rápido descenso de fiéis  em muitas denominações cristãs, a grande quantidade de  adolescentes e adultos que abandonaram suas  congregações e o crescimento de outras religiões devido à  imigração.

Outras cifras interessantes do estudo indicam que os norte-americanos que não se consideram afiliados a alguma denominação religiosa aumentou de 9 por cento a quase 14 por cento.

Enquanto aos católicos, a cifra se mantem. Atualmente representam 25 por cento da população e as pessoas que disseram pertencer a outras religiõess, incluindo o islamismo, o cristianismo ortodoxo ou religiões orientais, passaram de 3 por cento a 7 por cento entre 1993 e 2002. A cifra de judeus se mantém em 2 por cento.