Em um documento publicado por ocasião da celebração, no próximo dia 25 de março, do Nascituro (Dia da Criança por Nascer), a Comissão Episcopal da Família e Vida da Conferência Episcopal Peruana fez um chamado aos católicos a combater a desinformação lançada por algumas organizações e meios para promover a chamada "anticoncepção oral de emergência".

Segundo o comunicado, a celebração "não basta para defender a vida inocente, mas pode ser uma valiosa oportunidade para conscientizar a população peruana sobre a dignidade e sacralidade da vida concebida".

"Não se pode deixar de mencionar –segue o comunicado– que devido a muitos meios de comunicação tomarm, infelizmente, uma opção de relativismo moral, e no pior dos casos, de encobrimento frente aos riscos abortivos da anticoncepção oral de emergência (a pílula do dia seguinte), a responsabilidade pastoral que sobre este tema a Igreja tem é maior. Também não podemos deixar de assinalar que existem ONGs de muitos recursos econômicos que têm como um de seus principais objetivos o legalizar o aborto em nosso país".

Depois de citar diversos textos do Papa Bento XVI a favor da vida do não nascido, o comunicado episcopal assinala que "sendo fiéis ao Magistério da Igreja, a especial sensibilidade e preocupação do Santo Padre sobre a vida, proclamemos no dia 25 de março através de nossas palavras e diversas atividades o Evangelho da Vida".

"Celebrar o dia do Nascituro na mesma data do Mistério da Encarnação é anunciar que Deus não nos deixa à mercê das forças do mal e que vela por todos, ainda pelos mais pobres entre os pobres. A hora nos exige uma mensagem integral: defender a vida em todo momento e lugar, e contra toda injustiça, porque é um dom de Deus", termina o pronunciamento.