Dom Luis Stöckler, Bispo do Quilmes, exortou a paróquia a tornar a Quaresma um tempo para nos revisar no amor e lembrou que os exercícios do jejum, a esmola e a oração são resposta frente à sensualidade, avareza e auto-suficiência.

Em sua carta pastoral pelo tempo de Quaresma, o Prelado insistiu a pedir a Deus que "nos abra os olhos para que vejamos nossas condutas, que terminam por fragmentar este único amor", e lamentou que "apesar de nossa boa vontade, muitas vezes somos surpreendidos por inclinações que nos desviam da entrega e nos encerram em nós mesmos".

Depois de citar o evangelho de São João, Dom Stöckler adverte sobre os vícios que "chamamos pecados raízes ou capitais", particularmente sobre a sensualidade, a avareza e a vangloria; alertando também sobre "o anzol de muitos espetáculos que se oferecem na mídia, que apontam descaradamente à concupiscência da carne".

O Bispo do Quilmes refere-se em seguida às tentações que sofre Jesus no deserto como a satisfação imediata, cobiça e a confusão com qualquer proposta religiosa; e insiste em incentivar a prática do jejum, a esmola e a oração, que "fortalecem na fé".

"Os exercícios do jejum como resposta à sensualidade, da esmola para combater a avareza, e da oração contra a auto-suficiência, querem nos ajudar a nos desprender do que impede a ação de Deus em nós. O crescimento no amor será obra do próprio Deus que é Amor", concluiu.