Ao celebrar o quinto aniversário da beatificação celebrada por João Paulo II de 233 mártires valencianos da perseguição religiosa de 1936, a diocese de Valência distribuiu cerca de duas mil relíquias em paróquias e comunidades religiosas de mais de 30 países que as solicitaram.

Conforme informa a agência AVAN, fontes da delegação diocesana para as Causas dos Santos do Arcebispado informaram que em 11 de março completa-se o quinto aniversário da beatificação por João Paulo II em Roma, dos 233 mártires valencianos de 1936 na maior beatificação coletiva celebrada pela Igreja em sua história.

As relíquias foram solicitadas, na maioria dos casos, por paróquias mas também por seminários, colégios e comunidades cristãs assim como por particulares e famílias "que desejam venerar em seus lares os nossos mártires", disseram as fontes.

Entre os países das paróquias solicitantes figuram Filipinas, China, Venezuela, México, Tanzânia, Japão, Brasil, assim como as cidades australianas de Perth e Sidney, e as norte-americanas de Dallas e Washington, além de vários países europeus.

Assim, uma das relíquias enviadas foi remetida a um seminário em Hong Kong (China). Trata-se de uma relíquia do beato Pascal Torres Lloret, natural da localidade valenciana de Carcaixent, de quem se repartiram também mais de uma centena de relíquias a paróquias da Venezuela, México, Tanzânia, Japão e Brasil.

A maior parte das relíquias distribuídas correspondem a "pequenos fragmentos ósseos dos mártires. Dos 233 beatificados carecemos de relíquias de mais de 30 deles, dado que seus restos mortais não puderam ainda ser localizados ou identificados pelos tribunais que instruem as causas, apesar de estar plenamente confirmada sua morte martirial", informaram.