A organização de serviço eclesiástico “Ajuda à Igreja que Sofre” informou este domingo que em 11 de março se produziu uma tentativa de assassinato contra um frade capuchino por parte de um jovem fanático muçulmano  no sul da Turquia.

Enquanto um grupo de jovens católicos ensaiava uma peça teatral inspirada na Paixão, o agressor se apareceu  na paróquia de Mersin solicitando falar com um sacerdote.

Ao ser atendido pelo Pe. Hanri Leylek, OFM.Cap, o jovem muçulmano insultou à fé católica e logo atacou ao sacerdote com uma faca de oitenta centímetros, conhecida como “Kebab”, uma das armas favoritas dos fanáticos islâmicos.

A presença de espírito do sacerdote  e a intervenção dos jovens católicos afugentou ao  agressor, que mais tarde foi apressado pela polícia.

Segundo  o Vigário Apostólico de Anatólia, Dom Luigi Padovese, o ataque é o segundo de seu tipo na paróquia de Mersin. Recentemente outro agressor atacou a paróquia às 4h pedindo falar com um sacerdote. Sua atitude suspeita levou o porteiro a não admitir o ingresso; mas o fanático quebrou uma porta, ingressou na zona do pessoal, lançou gritos contra a fé católica e queimou numerosos livros.

Os ataques seguiram ao assassinato do Pe. Andrea Santoro, um sacerdote da diocese de Roma morto a tiros por um menor de idade em 5 de fevereiro. O agressor confessou ter sido instigado por grupos fundamentalistas islâmicos, que utilizam menores de idade porque a lei na Turquia lhes impõe penas menores.