Mediante a aceitação de uma renúncia e a fusão de dois dicastérios, o Papa Bento XVI surpreendeu este sábado, logo de concluir os Exercícios Espirituais de Quaresma, com importantes mudanças na estrutura da Cúria vaticana.

Em primeiro lugar, o Pontífice aceitou a renúncia por limite de idade do Cardeal Stephen Fumio Hamao, até agora Presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral de Emigrantes e Itinerantes  e decidiu unir este dicastério ao Pontifício Conselho Justiça e Paz, com o qual o responsável pelas funções que cumpria o Cardeal japonês serão assumidas agora pelo Cardeal Renato Raffaele Martino.

Além disso, o Pontífice decidiu unir o Pontifício Conselho para o Diálogo Interreligioso, cuja presidência ficou vacante depois da nomeação do Arcebispo Michael Fitzgerald como novo Núncio no Egito, ao Pontifício Conselho para a Cultura, que preside o Cardeal francês Paul Poupard.

Ao anunciar esta última mudança, a Sala de Imprensa da Santa Sé assinalou que “o Papa, com o fim de favorecer um diálogo mais intenso entre os homens da cultura e os expoentes das diversas religiões, uniu por agora a presidência do Pontifício Conselho para o Diálogo Interreligioso à do Pontifício Conselho para a Cultura e, em conseqüência, nomeou o Eminentíssimo Card. Paul Poupard como Presidente do Pontifício Conselho para o Dialogo Interreligioso”.

A nota de imprensa destaca que a recente mudança é “temporária”. O Cardeal Martino tem 73 anos, enquanto que o Cardeal Poupard completará 76 em agosto.

Ainda como Cardeal, o Papa Bento XVI em mais de uma ocasião assinalou ser partidário da redução e unificação de numerosos dicastérios da Cúria romana; por isso os vaticanistas italianos anunciaram a notícia como “o início de um processo”.