Durante a inauguração do Primeiro Encontro dos Movimentos Eclesiais e as Novas Comunidades na América Latina e o Caribe, o Presidente do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), Cardeal Francisco Javier Errázuriz, afirmou que ao desabamento moral que se vê nas sociedades e pessoas de hoje, só sobreviverá "quem tiver a vontade de não antepor nada a Deus".

O Arcebispo de Santiago, lembrou que já nos primeiros anos do CELAM, um de seus primeiros presidentes, Dom Manuel Larraín, profetizou que "no futuro a luta contra a fé não se daria de maneira frontal, mas sim minando os costumes cristãos".

O Cardeal Errázuriz explicou que este desmoronamento é um processo "muito profundo e de grande fôlego" que não o deterão "aqueles cristãos que não são coerentes com sua fé", mas sim os que testemunhem a Cristo. Aqueles, disse, se converterão "em fermento de novas culturas e novos povos".

Por outro lado, o Arcebispo disse aos delegados dos movimentos eclesiais e as novas comunidades, que "desde a perspectiva da Evangelização, vivemos uma das horas mais decisivas, e também dramáticas, de nossa história".

Nesse sentido, referiu-se à queda do número de fiéis "em muitos países do continente", o aumento da descrença, sobretudo nos jovens" e a aparição de mais seitas religiosas. Também, acrescentou, aumentaram os ataques à Igreja, à família e à vida. O que, afirmou o Cardeal, "é parte da liberalização dos costumes e das leis".

"Entretanto, estão nela (a Igreja) também poderosos sinais de esperança –entre os quais, o crescimento e a fecundidade dos movimentos eclesiais ocupam um lugar relevante–, que nos permitem pensar que as dificuldades e os sofrimentos são dores de parto. Preparam o nascimento de novas comunidades e de uma nova cultura segundo o Evangelho", expressou.

Durante seu discurso, o Cardeal Errázuriz destacou o significado de ser discípulo de Cristo e seu chamado a ser missionário. "A Igreja na América Latina e o Caribe, berço de quase a maior parte dos católicos do mundo, tem que despertar o desejo de levar o Evangelho a outros países e continentes, a quem não chegou o anúncio de Jesus Cristo", afirmou.

Finalmente, com respeito à próxima V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, o Cardeal convidou os delegados a enviar contribuições e motivar os membros dos movimentos e novas comunidades eclesiásticas a impulsionar a preparação ao evento "nas instâncias e comunidades da Igreja das quais formam parte", de modo que esta hora de ação de graças seja um novo Pentecostes para a Igreja, que vivifique o mundo".