A associação Profissionais pela Ética, Federação Espanhola de Associações (PPE) manifestou sua preocupação  com  uma  série de projetos  governamentais que atentam contra os direitos e liberdades que são promovidos e defendidos na Espanha pela comunidade católica.

Segundo a  nota de imprensa da PPE e suas entidades associadas em Andaluzia, Aragão Castilha e Leão, Castilha-La Mancha, Catalunha, Galícia e Madri, estes direitos e liberdades são:

  • A supressão   prática do direito à   objeção  de consciência dos profissionais da saúde frente a implantação da lei do aborto.

  • O desprezo aos direitos das  crianças e das famílias a educar  seus filho com um pai e uma mãe no projeto de legalização dos "casamentos" homossexuais.

  • A expulsião, via Boletim Oficial do Estado, e sem direito à  réplica nem defesa da Federação Espanhola de Religiosos do Ensino, o que constitui uma ofensa aos profissionais  que   trabalham  no  ensino de  iniciativa social, aos pais e  alunos que confiam  nesse tipo de ensino.

  • A manipulação sistemática que realizam os meios de comunicação públicos fazendo propaganda descarada das supostas boas ações do Governo.

  • A vulneração do direito à vida dos embriões que o Governo pretende criar para realizar experimentos e destrui-los  ocultando da sociedade que se trata de seres humanos em uma  fase  inicial de  desenvolvimento.

Finalmente, a PPE – cuja missão  é promover e defender os valores éticos na vida pública- lamentou “muito profundamente esta atitude do Governo, que deu por finalizada, antes dos 100 dias de mandato, a etapa de sua  ‘fase’ inicial”.