Bispos argentinos e uruguaios enviaram, junto a outras personalidades, uma carta aos Presidentes Néstor Kirchner e Tabaré Vázquez, da Argentina e Uruguai respectivamente, solicitando-lhes que intervenham no tema das indústrias papeleiras que estão se instalando na fronteira entre ambos países e que gerou um conflito pela possível contaminação que gerariam.

Dias atrás, autoridades argentinas expressaram sua preocupação ao Governo uruguaio pela instalação de duas plantas que poderiam poluir a cidade de Gualeguaychú, que faz fronteira com Frei Bentos (Uruguai).

O texto ressalta as relações de irmandade de ambos os países, não só por compartilhar "a proximidade do território, mas também muitas esperanças e frustrações ao longo de nossa história", chegando "a querer e a pensar que juntos podemos imaginar e construir sociedades irmanadas por altos valores de solidariedade, paz e fraternidade". Por isso, acrescenta, preocupa o estado atual das relações bilaterais, as que se encontram "em um estranho e dramático momento".

"Por este motivo, sentimo-nos com a responsabilidade de impulsionar toda ação que contribua ao entendimento franco e profundo e nos apresentamos perante os senhores, com o ânimo de solicitar um gesto de grandeza para estabelecer o diálogo desde sua mais alta investidura", assinala a missiva.

Acrescenta que esta intervenção presidencial permitiria "processar as diferenças" e destacar a mensagem "de que a união de nossos povos está acima de tudo e é o interesse maior a proteger".

Entre os que assinaram estão o Presidente da Conferência Episcopal Argentina e Arcebispo de Buenos Aires, Cardeal Jorge Bergoglio; o Presidente da Conferência Episcopal Uruguaia e Bispo de São José de Mayo, Dom. Pablo Galimberti; o Bispo de Iguazú, Dom. Joaquin Piña; o Bispo de Gualeguaychú, Dom. Jorge Eduardo Losano; o Bispo da Humahuaca, Dom. Pedro Olmedo; o Bispo de Neuquen, Dom. Marcelo Melani; e o Bispo de San Carlos de Bariloche, Dom. Fernando Maletti.