Em uma mensagem por ocasião do Primeiro Encontro de Movimentos Eclesiais e Novas Comunidades na América Latina que se celebra em Bogotá entre os dias 9 e 12 de março, o Papa Bento XVI animou-os "a compartilhar fraternalmente a riqueza de sua própria espiritualidade e experiência, a fim de contribuir a dar maior vigor à vida cristã nesta parte do mundo na qual a Igreja tem postas tantas esperanças".

Na missiva dirigida em nome do Santo Padre ao Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Dom Stanislaw Rylko, o Secretário de estado Vaticano, Cardeal Angelo Sodano, assinalou que "o esforço para revitalizar a consciência do compromisso batismal e o desejo de viver intensamente a vocação à santidade que se deriva é sempre uma contribuição essencial para a vida da Igreja".

"Além disso, seu carisma, seus métodos pedagógicos, seu estilo de apostolado e projeção missionária, acrescenta uma tradição evangelizadora tão em iniciativas e testemunhos exemplares", expressou o Cardeal na carta que foi lida pelo Núncio Apostólico do Papa na Colômbia, Dom Benjamino Stella.

Sobre o tema escolhido para o encontro "Discípulos e Missionários de Jesus Cristo Hoje", assinalou o Cardeal que "em realidade o ser discípulos de Cristo não é uma situação transitiva que termina em um determinado momento mas sim requer sempre estar à escuta aprendendo e seguindo ao único Mestre sem pretender chegar a ser ele mesmo mestre algum dia. Por isso os condiscípulos devem considerar-se entre eles como irmãos.

"Por outro lado, o discípulo de Cristo não se limita receber seus ensinamentos como vindos de fora. Começa a fazê-lo por um encontro pessoal e fascinante que provoca uma inefável realidade de comunhão e leva a seguir seus passos, a imitar sua forma de viver. E isto com a entrega e convicção de ter encontrado o verdadeiro tesouro da própria vida diante da qual nenhuma outra alternativa ou situação tem maior interesse", prosseguiu.

Sobre os Movimentos Eclesiásticos e as Novas Comunidades, o Secretário de estado Vaticano assinalou que "estão chamados a ser testemunhas e missionários da mensagem recebida, a estender uma mão amiga a outras pessoas para que também elas descubram a Cristo a quem ainda não o conhece e a quem vive seu cristianismo de maneira superficial, a quem deve proporcionar também o apoio para robustecer cada dia mais sua fé e formá-la retamente, frente à ameaças de uma mentalidade secularizada ou que promove a indiferença religiosa em muitos ambientes latino-americanos".

Citando as palavras pronunciadas pelo Papa Bento XVI o ano passado em Colônia, durante a XX JMJ, o Cardeal ressaltou que "a espontaneidade das novas comunidades é importante, mas é deste modo importante conservar a comunhão com o Papa e os bispos. São eles que garantem que não se estão procurando caminhos particulares mas sim se estão unindo na grande família de Deus fundada pelo Senhor com os doze Apóstolos".

"Neste contexto -conclui o Cardeal- se manifesta também a importância da comunhão eclesiástica, da que tanto depende a autenticidade de toda experiência de vida cristã e a eficácia das iniciativas pastorais. Por isso, o tão recordado Papa João Paulo II insistia em que todos se integrassem com humildade na vida das Igrejas locais, nas estruturas diocesanas e paroquiais, nas quais manifestam os diversos modos de associar-se e expressar-se".

"Discípulos e Missionários de Jesus Cristo Hoje"

O ato de abertura do encontro celebrado à tarde contou com a presença do Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Dom Stanislaw Rylko; o Presidente e o Secretário Geral do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), o Arcebispo do Santiago (Chile), Cardeal Francisco Javier Errázuriz, e o Bispo de Reconquista (Argentina), Dom Andrés Stanovich respectivamente; o Núncio Apostólico do Papa na Colômbia, Arcebispo Benjamino Stella; o Secretário do Pontifício Conselho para os Leigos, o Bispo Joseph Clemens, e representantes de 40 Movimentos e Novas Comunidades na América Latina.

Na inauguração do evento, os assistentes rezaram a oração proposta pelo Santo Padre para a V Conferência Geral do CELAM: "Discípulos e missionários teus, queremos remar mar adentro, para que nossos povos tenham em Ti vida abundante, e com solidariedade construam a fraternidade e a paz".

O encontro terminará no domingo, dia 12 de março, à tarde com uma celebração eucarística a qual estão convidados a participar todos os membros de Movimentos e Novas Comunidades presentes em Bogotá.

As conclusões deste encontro servirão como preparação para a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano, convocada pelo Santo Padre Bento XVI em maio de 2007 no Santuário de Nossa Senhora Aparecida (Brasil) e cujo lema é: "Discípulos e Missionários de Jesus Cristo para que nossos povos nele tenham vida" - "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida" (Jo 14,6).