O Pontifício Conselho Cor Unum deu a conhecer nesta quinta-feira um comunicado no qual informa que seu Presidente e  Sub-secretário, Dom Paul Josef Cordes e Dom Giovanni Pietro Dal Toso, respectivamente, estão de visita no Sudão para expressar sua solidariedade à minoria cristã perseguida, ao mesmo tempo em que manifesta sua  preocupação   pela situação da região de Darfur.

Na capital sudanesa, Dom Cordes se encontrará com o Arcebispo Dominique Mamberti, Núncio apostólico e com o Cardeal Gabriel Zubeir Wako, Arcebispo de Jartum e com membros da conferência episcopal, “que lhes informarão sobre o conflito em curso, definido pelo Secretário das Nações Unidas, Kofi Annan, como uma verdadeira e própria ‘limpeza étnica’”.

Com a ajuda das Nações Unidas, o Arcebispo Cordes viajará até a  conflitiva zona de Darfur cujo acesso é cada vez mais difícil devido aos confrontos, e visitará os campos de refugiados de Nyala.

Segundo o comunicado de Cor Unum, “a situação do Sudão é tão comprometida –após  mais de vinte   anos de conflito, dois milhões de mortos, cinco milhões entre refugiados e prófugos- que é  considerada uma ‘Ruanda  em câmara lenta’”.

O Pontifício Conselho 'Cor Unum' já havia   enviado a Darfur ajuda financeira através do Alto Comissionado para os Refugiados.

A  ONU  classificou o conflito de Darfur  como a crise humanitária mais grave dos últimos anos,  enquanto a  Anistia Internacional  denunciou que as milícias pró-governamentais “Janjawid” que operam em Darfur (oeste do Sudão) estão “violando, seqüestrando e submetendo à escravidão sexual a  mulheres e meninas”, com a implicação direta ou pelo menoso a cumplicidade do Exército regular.