A Dra.Gádor Jóya, pediatra e porta-voz da plataforma científica Hay Alternativas, pediu à Ministra da Saúde, Elena Salgado, que impulsione o progresso da pesquisa com células-tronco adultas obtidas do cordão umbilical porque na sua opinião "é a única que até hoje tem dado resultados terapêuticos".

Recentemente a Ministra Salgado anunciou que será permitida a criação de bancos particulares de cordões umbilicais de acordo com uma lei européia. A Dra. Jóya afirmou que "tudo o que for avançar em uma ciência a serviço do homem supõe um progresso para a sociedade", de modo que o anúncio da Ministra "supõe progredir e é uma ‘vitrine’ para este tipo de células, já que demonstra que há linhas de pesquisa que não têm impedimentos éticos, posto que não fazem do ser humano uma cobaia". Entretanto, "este tipo de células não é a panacéia, mas servirá para solucionar, por exemplo, graves problemas de medula óssea".

Hay Alternativas, que conta com o apoio de centenas de cientistas e especialistas, lembrou que a única pesquisa com células-tronco que deu resultados é a realizada com células adultas do próprio paciente enquanto que, apesar disso, a prioridade do Ministério da Saúde parece ser a pesquisa com células obtidas de seres humanos em fase embrionária, cujos impedimentos éticos são evidentes já que assim s eliminam milhares de embriões.

Elena Salgado anunciou também que a próxima lei de pesquisa biomédica prevê a criação de um Comitê de Bioética "absolutamente independente", cujos membros serão "nomeados pelo Governo".