A reconciliação, a justiça e a paz, no contexto do esforço renovado da evangelização, serão temas fundamentais do segundo Sínodo dos Bispos africanos, segundo o Conselho Especial para a África da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos reunido em 23 e 24 de fevereiro em Roma.

Na reunião do Conselho, encarregado de preparar a segunda assembléia sinodal, convocada por João Paulo II e confirmada por Bento XVI, participaram além do Arcebispo Nikola Eterovic, Secretário Geral do Sínodo dos Bispos, dois cardeais e sete arcebispos e bispos.

Durante os trabalhos, os membros debateram sobre a preparação dos Lineamenta ou primeiro documento de preparação do sínodo, assinalando a necessidade de que seja "de fácil compreensão e que favoreça o debate e a reflexão sobre temas como a reconciliação, a justiça e a paz, no contexto do esforço renovado de evangelização do grande continente africano".

Os membros do Conselho também trataram da segunda parte da proposta dos Lineamenta, que estará formada, como é tradicional, por um questionário "de grande importância para favorecer a participação ativa em todos os níveis nas Igreja locais do continente e das ilhas adjacentes".