O Comitê Permanente da Conferência Episcopal do Chile agradeceu publicamente ao Arcebispo de Santiago, Cardeal Francisco Errázuriz, por sua valente e clara defesa dos não nascidos em meio do debate sobre a distribuição de pílulas do dia seguinte no país.

Em um comunicado intitulado “Pela vida sempre”, os bispos reconhecem que  “o Cardeal agiu com fidelidade aos valores morais inscritos na consciência de cada pessoa. Também em conseqüência com a postura permanente da Igreja no Chile, que em seu momento se lançou pela vida e em defesa dos direitos, e em seguida no apoio decidido à abolição da pena de morte”.

O Comitê Permanente fez seu o chamado do Arcebispo e pediu “um debate sério e com grande altura para tratar um assunto tão delicado e de tanta transcendência como é o do cumprimento da obrigação moral e constitucional de proteger a vida humana desde seus inícios; e a responsabilidade que a todos nos cabe em um debate ético, jurídico e científico ainda não  terminado, tampouco em nível internacional”.