O Pontifício Conselho para a Família e o Arcebispado de Valência editaram em papel as catequeses preparatórias para o V Encontro Mundial das Famílias 2006 (EMF) que serão utilizadas nas paróquias do mundo todo.

As catequeses, compostas por nove capítulos que tratam os grandes temas do Catecismo da Igreja Católica, são uma reflexão sobre "a essência da família cristã, os valores do matrimônio e a transmissão da fé", informaram fontes da Diocese à agência Avan.

O programa inclui na introdução o discurso do Papa Bento XVI na abertura do Congresso eclesiástico da diocese de Roma sobre família e comunidade cristã de junho de 2005.

Cada uma das catequeses conta com um canto inicial, a oração do Pai Nosso, leituras bíblicas e do ensinamento da Igreja, e terminam com uma oração pela família e um canto final.

Os títulos das catequeses são: "A família, primeira e principal transmissora da fé"; "Deus Uno e Trino"; "A pessoa de Jesus Cristo, centro e síntese da fé cristã"; "O Espírito Santo e a Igreja"; "Os sacramentos, momentos especiais para a transmissão da fé"; "Os mandamentos da Lei de Deus"; "no domingo: Eucaristia e outras expressões"; e "A piedade popular e a Santíssima Virgem Maria".

A edição está ilustrada com pinturas renascentistas que refletem o conteúdo de cada capítulo, e cujos originais se expõem no museu São Pio V de Valência.

As catequeses podem ser adquiridas nos departamentos de imprensa do V EMF do Palácio Arcebispal em Valência, em livrarias religiosas ou em formato pdf através do website: www.emf2006.org do EMF .

O EMF Valência 2006 será celebrado entre os dias 1 e 9 de julho próximo e contará com a presença do Papa Bento XVI.