Através de um telegrama divulgado pelo Cardeal Angelo Sodano, Secretário de estado, o Papa Bento XI pediu nesta terça-feira a libertação incondicional de Tommasso Onofri, um bebê de 18 meses seqüestrado na quinta-feira passada, em um caso que tem comovido a Itália.

No breve telegrama, o Pontífice, que participa nesta semana dos Exercícios Espirituais quaresmais, "une-se a seu chamado pela libertação imediata e sem condições do pequeno Tommaso Onofri e expressa sua viva solidariedade aos pais e familiares, presos de angústia profunda por esse seqüestro brutal e, enquanto confia o bebê à maternal proteção especial da Virgem Santa, garante uma especial lembrança em suas orações e envia sua consoladora bênção apostólica".

Embora ocorram vários seqüestros na Itália, o seqüestro do bebê de 18 meses comoveu os italianos por sua irracionalidade e dramatismo.

O bebê, que sofre de epilepsia e precisa de atenção constante e especializada, foi seqüestrado de seu lar em Casalbaroncolo, perto da Parma, por um casal mascarado que, frustrados por encontrar apenas 150 euros na casa, decidiu levar a criança.

A televisão italiana se encheu de imagens do pequeno Tommasso, assim como do remédio, em que dose e a forma que Tommasso deve tomá-lo, com a esperança de que os seqüestradores mantenham o tratamento vital para salvar a vida do menino.

O drama dos pais, que não receberam notícia dos seqüestradores desde dia de seu rapto, é acompanhado minuto a minuto pela televisão italiana, ao ponto que a Delegacia de Bolonha tenha pedido à imprensa um silêncio de três dias para não atropelar as investigações.

Os investigadores, entretanto, manifestaram-se pouco otimistas com a falta de um motivo claro ou de pedido de um resgate.