A Primeira Conferência Nacional de Políticas para  Mulheres aprovou nesta semana a legalização do aborto como diretriz para a elaboração do Plano Nacional deste setor.

O Plano será elaborado por um grupo de trabalho recentemente criado pelo Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e deverá ser apresentado no  próximo dia 25 de novembre, Dia Internacional do Combate à Violência contra a Mulher.

Segundo a Ministra Nilcéa Freire, Secretária da Mulher, as recomendações da conferência serão consideradas na elaboração do documento.

A Ministra explicou que a recomendação da legalização do  aborto será enviada ao Congresso como sugerestão    para a revisão da legislação que trata o tema.

“Estamos dizendo que o aborto é um ponto chave para pensar em políticas para as mulheres”, afirmou por sua vez Jacira Melo, integrante do movimento feminista Jornadas Brasileiras pelo Direito ao Aborto Legal e Seguro.

Segundo os abortistas, o Plano Nacional deverá também propor a revisão da legislação que trata sobre a violência doméstica contra a mulher e a ampliação dos serviços de atendimento à mulher vítima de agressão.