Enquanto no Peru aumenta a intensidade da campanha eleitoral em vistas às eleições presidenciais e para o Congresso a realizar-se em 9 de abril, o Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, Arcebispo de Lima e Primaz do Peru, fez um chamado aos fiéis a votar em quem defende a vida e a família.

O Cardeal esclareceu que "as autoridades da Igreja nunca vão dizer em quem votar, mas podem dar orientações a serem consideradas na hora de eleger".

"Pense em quem dos que estão se candidatando defendem a vida e a família. E como católico, não se fixe em tantos temas, defenda seu voto pela vida e pela família", assinalou o Cardeal.

O Arcebispo limenho pediu aos católicos aproveitar este tempo da Quaresma para refletir sobre a própria conversão, para que o dia das eleições –que coincide com o domingo do Ramos– o ato eleitoral seja fruto desta transformação interior.

"Neste tempo de Quaresma devemos nos aproximar da confissão, pedir perdão por nossas faltas, com sinceridade, e nos preparar para receber Cristo na Eucaristia. Tivemos que fazer um grande exame espiritual que nos permita melhorar por dentro e assim poder ajudar o próximo", acrescentou o Primaz peruano.

"Mudar de vida não é nada fácil, –continuou o Cardeal durante seu programa "Diálogos de Fé"– mas também não podemos cair no pessimismo, no desânimo, e na falsa humildade. A conversão, que é esse mudar a alma, é como um remendo que ajuda a arrumar esses pensamentos que nos causam problemas".

"Se não nos apoiarmos em Cristo não haverá nem conversão, nem perdão nem reconciliação, a força para perdoar vem do Senhor. Por isso busquemo-lo em sua Igreja, a Católica, pelo caminho dos sacramentos, através dos dez mandamentos, e quando nos faltarem as forças recorramos à oração como o Pai Nosso", concluiu.