Por ocasiã do 5° centenário do nascimento de São Francisco Xavier, Padroeiro de Navarra, mais de dez mil peregrinos participaram da Eucaristia de encerramento da primeira Xavierada deste ano, realizada na esplanada do Castelo de Xavier.

A Missa, parte dela em basco, língua materna do santo jesuíta, foi presidida pelo Arcebispo de Pamplona, Dom Fernando Sebastián, e concelebrada por vários sacerdotes.

O também Bispo de Tudela convidou os peregrinos procedentes de diversas partes de Navarra, a seguir o "rastro de São Francisco Xavier", a quem recordou como "um cristão insigne que entregou e gastou sua vida para difundir no mundo a fé".

"A primeira lição que hoje devemos receber de São Francisco Xavier é a de sua conversão, uma conversão radical, sincera, definitiva", anotou.

Dom Sebastián pediu aos fiéis que não se deixem dominar pela cultura do laicismo anti-cristão e acrescentou que "um mundo sem Deus, sem lei moral, é um mundo desconcertado e retrógrado, que termina sendo cruel e desumano".

Mais de 15 sacerdotes deixaram por um dia o confessionário de suas paróquias e templos para ministrar o sacramento da reconciliação nos arredores da esplanada do Castelo.