A agência vaticana Fides denunciou que 100 militantes hindus atacaram e maltrataram um sacerdote católico e sua comunidad para impedir a construção de uma nova igreja no estado de Andra Pradesh, no sudeste da Índia.

Segundo Fides, “embora o clima das  relações  entre comunidades religiosas na sociedade indiana tenda a melhorar, os grupos extremistas hindus continuam fomentando o ódio e a violência e atacando pessoas e lugares cristãos”.

O episódio de Andra Pradesh ocorreu no Domingo, 18 de julho, às 9h30 da manhã, “quando mais de 100 fanáticos irromperam deimproviso no complexo do Ashram católico de Betânia, nos arredores de Hyderabad, lugar de culto da comunidade católica de rito siro-malankar, um dos três ritos existentes na Índia, junto com o latino e o siro-malabar”.

A agência denunciou que “os militantes saquearam e devastaram o edifício sagrado e maltrataram o Pe. Joseph Vattaparambil, responsável pela comunidade e outros sacerdotes tiveram que fugir para não serem mortos. Destruíram quadros, objetos, livros sagrados, arrancaram a porta da entrada, e atiraram tudo nas excavações que havia sido feita para a construção da nova igreja”.

O ataque ocorreu juntamente quando começava a Missa e apenas algumas horas  antes da cerimônia na qual se instalaria a primeira pedra do novo edifício.

Em sinal de protesto, Dom Marampudi Joji, Arcebispo de Hyderabad, enviou uma mensagem a Rajasekhar Reddy, Primeiro Ministro do Estado de Andra Pradesh, expressando sua preocupação pelo grave ato e a evidente violação da liberdade religiosa contra a minoria cristã.

Segundo  a Fides, o Arcebispo precisa que a Igreja já recebeu das autoridades competentes a permissão oficial para a edificação do novo templo, lembra que a comunidade católica não violou nunca as leis do estado e pede perseguir com decisão os culpados pelos  atos de vandalismo.