A Conferência Episcopal Japonesa (CEJ), através de seu informativo Japan Catholic News, difundiu um relatório de cara ao futuro da Igreja no país nipônico. Nele, o Bispo de Niigata, Dom Kikuchi Isao, afirma que "é necessário uma renovação da mentalidade dos sacerdotes e religiosos quanto a seu papel na pastoral e na evangelização, dando maior espaço ao trabalho dos leigos".

Conforme informa a agência vaticana Fides, o Prelado indica que nos próximos anos "espera um tempo em que uma positiva divisão entre bispos, clero e leigos possa ajudar a comunidade a enfrentar os desafios que a sociedade apresenta hoje. Para isso, é necessário uma renovação da mentalidade dos sacerdotes e religiosos quanto a seu papel na pastoral e na evangelização, dando maior espaço ao trabalho dos leigos".

Por sua vez, o Pe. Takabatake Masayuki, da diocese de Hiroshima, gostaria que "diocese e paróquias facilitassem e incentivassem o serviço pastoral do laicado: seria um bom investimento para o futuro", Já o Padre e historiador, Kawamura Shinzo, insiste na necessidade de "apostar mais na qualidade dos fiéis, que na quantidade", destacando que, "embora continuasse a tendência à queda numérica, é importante que os membros da comunidade sejam cristãos com boa formação espiritual e preparação cultural, capazes de um autêntico testemunho cristão em todos os âmbitos da vida".

Por outro lado, a religiosa Hara Keiko deseja uma comunidade em que "os leigos se convertam em autênticos missionários. Graças a uma formação teológica que poderia ser adquirida possivelmente com cursos específicos realizados nos seminários. Penso em um laicado bem instruído e preparado para a evangelização".

"Esta é uma época muito difícil, mas certamente o Espírito Santo nos guiará", conclui a pesquisa.

Para maior informação sobre o informe, acesse o website da CEJ, em inglês e japonês: http://www.cbcj.catholic.jp