No mês passado de fevereiro, a Igreja Católica na Índia estreou com bastante suceso o filme "Aisa Kyon Hota Hai?" (por que isto acontece?) a fim de conscientizar a população para que vivam a abstinência e a fidelidade por ser ambas as melhores armas para lutar contra a AIDS.

Conforme revelou o roteirista do filme e porta-voz da arquidiocese de Nova Delhi, Pe. Dominic Emmanuel, o filme produzido pela primeira vez pela Igreja procura "aproveitar o formato de cinema tão popular na Índia para abordar o tão proclamado tema do sexo seguro e mostrar, além disso, a harmonia que existe entre as diversas religiões".

"O filme falado em idioma hindi custou cerca de 450 mil dólares e teve muito boa aceitação desde sua estréia em meados de fevereiro", acrescentou o sacerdote.

O filme, protagonizado por Rati Agnihotri e Aryan Vaid, conta a história de Vaid, que tendo tido relações sexuais com diversas mulheres contrai o HIV e transmite o vírus a uma delas. Depis é discriminado em sua cidade por ser portador do vírus.

Com 5,13 milhões de casos, Índia ocupa o segundo lugar depois da África do Sul no número de pessoas infectadas com o HIV. Além disso, as pessoas infectadas enfrentam a muitos problemas para serem aceitos em escolas e hospitais que se negam a tratá-los.