Em resposta ao crescente movimento que favorece as uniões homossexuais e que busca igualar estas ao matrimônio, a Conferência de Bispos Católicos do Arizona emitiu uma mensagem pastoral intitulada "por que o matrimônio é importante para a Igreja Católica?" no qual lembram que este é a união entre um homem e uma mulher.

Os três bispos do estado do Arizona, Dom Donald Pelotte, de Gallup; Dom Gerald Kicanas, de Tucson; e Dom Thomas Olmsted, de Phoenix; expressaram na mensagem do dia primeiro de março sua profunda preocupação "pelos fiéis católicos e pelo bem-estar da sociedade aqui no Arizona com respeito ao significado do matrimônio".

Para os prelados, o casamento é "uma união fiel, exclusiva e para toda a vida entre um homem e uma mulher que estão juntos em uma íntima comunidade de vida e amor, por intuito de Deus". "As uniões de pessoas do mesmo sexo", por outro lado, "carecem da complementaridade natural e da capacidade para gerar vida naturalmente", precisaram.

A declaração também reconhece que o matrimônio é a base da família e que esta é a base da sociedade. Por isso, o casamento é "uma relação pessoal com um enorme significado público".

Do mesmo modo, os bispos manifestaram seu compromisso em "preservar o único e insubstituível status que o matrimônio sempre teve em nossa sociedade" e por isso querem expressar seu apoio à iniciativa para protegê-lo no Arizona.

Os bispos destacaram que a Igreja se opõe ao reconhecimento legal das uniões do mesmo sexo "para prevenir a redefinião e desvalorização da instituição do matrimônio". Entretanto, reiteraram, "que a Igreja ensina que as pessoas, sem importar sua orientação, devem ser tratadas com compaixão e seus direitos e liberdades civis devem ser respeitados".

Finalmente os prelados afirmaram que não existem restrições legais para coletar assinaturas em defesa do matrimônio.

Para ler o texto completo em inglês e castelhano, acesse: http://www.diocesephoenix.org/pdfs/ACC%20Marriage%20Statement.pdf