O Papa Bento XVI exortou a erradicar toda forma de racismo no esporte e fomentar "a civilização do amor através do diálogo", em uma mensagem lida pelo Bispo Auxiliar de Florença, Dom Claudio Magnago, ao início do amistoso de futebol entre a Alemanha e Itália, nesta quarta-feira no estádio Artemio Franchi.

"Aprecio as iniciativas adiantadas contra as discriminações raciais, já que reforçam a consciência sobre a importância de educar os esportistas a estar a serviço da solidariedade e da paz", assinala a mensagem.

Do mesmo modo, afirma que "Sua Santidade apóia o esforço comum para promover a civilização do amor através do diálogo paciente e o respeito recíproco em todos os setores da sociedade".

O texto foi escrito em nome do Pontífice pelo Secretário de estado Vaticano, Cardeal Angelo Sodano. Este se emite pouco antes do início da Copa do Mundo de Futebol, Alemanha 2006 e há poucos dias de um novo caso de racismo, desta vez na Espanha, durante o encontro entre Barcelona e Zaragoza, em que agrediram verbalmente o jogador camaronês Samuel Eto’o.