O Bispo de Rafaela, Dom Carlos María Franzini, lembrou que frente aos questionamentos que atualmente se fazem aos valores tradicionais, "as famílias devem reassumir seu papel como primeiras educadoras da fé".

Em sua carta pastoral pela Quaresma, o Prelado se mostrou crédulo em que através de um efetivo acompanhamento pastoral, "as famílias poderão consolidar seu encontro com Jesus Cristo" e manifestou que "a vida sacramental, a palavra de Deus, a oração, a formação sistemática e o serviço aos mais pobres, são caminhos concretos para afiançar um processo formativo integral, pessoal e comunitário".

Dom Franzini indicou que a pastoral juvenil assumida por todos os bispos, sacerdotes, famílias e escolas não deve duvidar nunca em fazer propostas claras e exigentes que os jovens com segurança saberão valorizar.

"Cada um destes objetivos deverá ser assumido e incorporado no planejamento pastoral das diversas áreas pastorais, os decanatos, as paróquias, as escolas e os movimentos apostólicos, procurando dessa maneira respostas concretas aos desafios propostos", acrescentou.

Finalmente, o Bispo de Rafaela lembrou que "o fim supremo de todo trabalho apostólico é procurar que Jesus seja conhecido, amado, seguido e celebrado com fé madura, para que cada batizado dê um autêntico testemunho cristão".