O Papa Bento XVI decidiu renunciar ao título de "Patriarca do Ocidente", tal como se poderá comprovar na edição do Anuário Pontifício 2006, de próxima publicação, e como confirmaram colaboradores do Departamento de Estatística do Vaticano encarregados de realizar o volume.

Europa Press informou que, segundo os redatores do Anuário, o Papa não explicou as razões de sua decisão. Entretanto, acredita-se que se trataria de um "gesto de sensibilidade ecumênica".

"No passado, o patriarcado do Ocidente estava em conflito com o do Oriente. Acredito que com este gesto, o Papa quer eliminar esta espécie de rivalidade e que seja uma estímulo para o caminho ecumênico", comentou o Prefeito Emérito da Congregação para as Igrejas Orientais, Cardeal Achille Silvestrini.

A notícia do cancelamento do título de Patriarca do Ocidente já foi publicada em 19 de fevereiro no jornal 'Gazzettino di Venezia' e hoje volta a aparecer no Corriere della Sera.

Com esta mudança, os títulos do Papa são: Bispo de Roma, Vigário de Jesus na Terra, Sucessor do Príncipe dos Apóstolos, Sumo Pontífice da Igreja Universal, Primaz da Itália, Arcebispo Metropolitano da Província Romana, Soberano da Cidade do Vaticano e Servo dos Servos de Deus.