O grupo de ajuda a delinqüentes e drogados, Samaritanos das Ruas, trabalha no bairro do Calvário, na cidade colombiana de Cali, onde oferecem mantimentos, remédios, hospedagem e atenção personalizada. Conforme informa o jornal El País, a irmã Madalena, coordenadora da Casa Um, explica que o propósito que tem sua organização, impulsionada pelo assassinado Arcebispo de Cali, Dom. Isaías Duarte Cancino; "é reduzir o dano dos drogados e da-lhesr amor, esse estranho remédio que é a única esperança para uma cidade doente de indiferença".

Milhares de pessoas, quase todas consumidoras de drogas, sobrevivem nas ruas do Calvário, em Cali; em imóveis conhecidos como "inquilinatos", que são grandes casarões com paredes finas, onde vivem em condições sub-humanas.

Muitos dos que vivem nos inquilinatos se dedicam a reciclar sucata, papel e vidro, que logo trocam por "basuco", que é a droga que quase todos os residentes dos inquilinatos consomem.

"No Calvário é que, contrário a toda lógica, à exploração abusiva dos narcotraficantes e à quase total indiferença das autoridades, um grupo de mulheres e homens tenta reverter o drama, conjurar o mal. Seu esforço, em muitos sentidos quase inútil, é esperançador", explica El País.

Os Samaritanos das Ruas se dedicam a oferecer mantimentos, remédios e banho às pessoas que se aproximam de alguma das quatro casas de atenção que têm no bairro.

Para os interessados em colaborar com esta obra, os Samaritanos das Ruas se reúnem às quartas-feiras na igreja de Santa Rosa, da Rua 10, Calvário, Cali, depois da missa das 19h.