Em um telegrama enviado aos participantes na Conferência internacional sobre os micro-créditos promovida pelo Pontifício Conselho Justiça e Paz, o x Papa Bento XVI exortou a impulsionar "um renovado compromisso para promover a cultura da solidariedade inspirada nos valores do Evangelho".

A exortação foi transmitida pelo Santo Padre através de um telegrama enviado em seu nome pelo Secretário de estado Vaticano, Cardeal Angelo Sodano, informou hoje a Rádio Vaticano.

A Conferência, que terminou nesta terça-feira, esteve "dedicada à importância solidária dos micro-créditos na pequena economia".

Segundo a Rádio Vaticano, "milhões de pessoas nos países em vias de desenvolvimento, a grande maioria mulheres, não podem apresentar avais bancários para conseguir créditos. Uma oferta que começam a aplicar as instituições financeiras é a concessão de micro-créditos, muitas vezes inferiores a cem dólares, às pessoas com espírito empreendedor. Quase sempre conseguem devolver os empréstimos e obter o pequeno benefício que necessitam para suas atividades normais".