O Cardeal Pedro Rubiano, Arcebispo de Bogotá, pediu aos guerrilheiros e paramilitares iniciar a sério o caminho da reconciliação nacional libertando a todos os seqüestrados.

Ao presidir uma Missa pelo Dia da Independência da Colômbia, o Purpurado fez este novo chamado aos grupos armados e exigiu-lhes acabar com a guerra, cessar os massacres e os seqüestros.

“Arranquemos pela raiz todas as sementes do ódio e da violência, e clamemos insistentemente pela libertação de todos os seqüestrados, como o melhor sinal de que a insurgência daria ao país e ao mundo de que realmente quando se fala de paz é porque se quer contribuir para construí-la”, disse o Cardeal Rubiano durante a homilia.

Além disso, pediu “que cesse o derramamento de sangue de irmãos. Exigimos  como demostração  de vontade de  paz que iniciem o caminho da reconciliação” e compreendam “que o bem da Colômbia é a pacificação”.

O Arcebispo expressou sua preocupação com o pouco avanço realizaod nas aproximações para a assinatura de um  acordo de paz, e afirmou que a  Igreja insistirá na busca dos canais que permitam restabelecer a comunicação direta com os porta-vozes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) para que libertem os quase três mil seqüestrados que manteriam retidos entre civis, policiais  e militares.