O Arcebispo de Lima, Cardeal Juan Luis Cipriani, destacou a importância da "peregrinação interior" que deve nos levar a Cristo, ao comentar a mensagem do Papa Bento XVI para esta Quaresma 2006.

Em seu programa de rádio Diálogo de Fé, o Cardeal disse que "neste tempo de Quaresma façamos um bom exame de consciência para saber aonde queremos ir; porque, como o disse o Papa, não é possível dar resposta às necessidades materiais e sociais se primeiro não houver uma profunda reforma do coração".

Para o Arcebispo de Lima, o campo político está incluído nesse aspecto e, frente ao próximo processo eleitoral, é preciso deixar claro que "as estruturas não mudam os corações", quer dizer, estes mudam quando a gente deixa de lado as coisas negativas e o pecado. "Quando a gente não quer aceitar que Deus tem um grande plano, converte-se em deus e faz um projeto econômico, social ou político no qual alguém afirma coisas impossíveis. É preciso sujeitar esses sonhos de grandeza que se ouvem nos processos eleitorais no qual todos assumem um papel divino. Escuta-se uma série de cantos de sereia quando a gente quer propostas para a solução de seus problemas", advertiu.

O Cardeal Cipriani também expressou seu agradecimento pelas felicitações de muitos fiéis com ocasião de seu quinto aniversário como Cardeal; e pediu muita oração para fazer "o que Deus quer".