O Vigário Geral do Papa para a diocese de Roma, Cardeal Camillo Ruini, convidou os fiéis romanos a participar nos dias 2 e 3 de abril próximos nas celebrações litúrgicas e atos de oração pelo primeiro aniversário de falecimento do Papa João Paulo II.

Conforme informa a Europa Press, através de uma carta dirigida a todos os párocos, superiores religiosos e fiéis da capital italiana, o Cardeal anunciou aos fiéis romanos dois eventos para comemorar este aniversário e agradecer a Deus "pelo dom que significou para a Igreja e para a humanidade" o Papa João Paulo II.

O primeiro encontro será no domingo, 2 de abril, às nove da noite, na Praça de São Pedro, para rezar o Santo Rosário e reviver o clima de intensa oração que se viveu na noite em que o Pontífice morreu. Finalizada a oração Mariana, Bento XVI irá cumprimentar os presentes da janela de seu apartamento.

O segundo encontro será na segunda-feira, 3 de abril, às cinco e meia da tarde, na Basílica de São Pedro, para participar da Santa Missa que o Papa Bento XVI presidirá em sufrágio de seu Predecessor.

Na carta, o Cardeal Ruini explica que a intenção da diocese de Roma de reunir-se em oração com o atual Pontífice é expressar "os intensos e profundos sentimentos de gratidão que conservamos nos corações por nosso amado Pontífice".